“Tecidos em mosaico. Cor, movimento e textura”

Sempre buscando aprimoramento em técnicas artísticas musivas, a Berton e Shahini mosaicos investe mais uma vez em cursos com profissionais renomados. Desta vez, Dino Maccini, um artista italiano com talento e criatividade reconhecidos mundialmente. “A arte antiga do mosaico se torna contemporânea graças ao trabalho de Dino Maccini” ¹.

O workshop em questão é o  “Tecidos em mosaico. Cor, movimento e textura” que aconteceu na Escola de Mosaico em Curitiba, organizado por Rosangela Kusma Gasparin e Letícia Melara.

Regina Shahini

A técnica visa dar forma e estrutura aos tecidos, transformando-os em obras de arte com as cores e texturas do mosaico. São peças tridimensionais com delicadeza, luz e sombra, que ao olhar do expectador trazem a sensação de peças reais.

peça em execução

Sobre o professor Dino Maccini:

Dino Maccini nasceu em Piacenza em 5 de julho de 1963. É um jovem artista que tem uma profissão de grande expressividade: mosaicista. Com a inspiração e habilidade dos mestres do mosaico antigo, combina tesselas de mármore, vidro e esmalte de formas sofisticadas e modernas. A paixão inata pela arte e especialmente pelos mosaicos o levou-o a Ravena, onde aprendeu essa técnica antiga. Em seguida, o estudo aprofundado da arte e experimentação do mosaico o leva a uma melhoria contínua dos artefatos, únicos em seu tipo, pois são executados de maneira totalmente artesanal e respeitando a técnica antiga. Em seu laboratório-refúgio em Piacenza, ele trabalha em mosaicos com a dedicação e paixão de outros tempos, criando obras inovadoras, absolutamente novas e de grande impacto. A atividade de Dino Maccini, desde a criação de obras em mosaico contemporâneo, religioso, antigo romano e bizantino, cria elementos de mobiliário e design.

Regina Shahini e Dino Maccini (foto de Magaly Floriano)

Referências:

¹ https://www.6in.it/mosaici-artistici-dino-maccini_piacenza_440

https://www.escolacuritibademosaico.com.br/

Participantes do curso “Tecidos em mosaico” na Escola de Mosaico de Curitiba.
Ao centro, do lado esquerdo de Dino Maccini, Rosangela Kusma e do lado direito da imagem, Beatriz Pereira. *

* Crédito das fotos: Magaly Floriano (MOSAICO NA REDE)

“Tecidos em mosaico. Cor, movimento e textura”
Abrir whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá! Em que podemos te ajudar?
Powered by