“Encontros”

Conhecemos Manoel Britto por um daqueles presentes que a vida nos traz. Amigo comum de um membro de minha família, visitou nosso ateliê por uma circunstância corriqueira….não sabíamos ainda de quem se tratava e nem ele , de que éramos mosaicistas. A empatia foi imediata. Sua simplicidade e seu talento, nos encantaram. Ao comentar a paixão de meu marido por cavalos, Mané (como é chamado carinhosamente por seus inúmeros amigos) me pediu um pedaço de papel e me perguntou seu eu sabia como desenhá-los. Rabiscou dois círculo e alguns triângulos e assim, como quem desenha uma casinha, construiu um belo animal , que guardo comigo até hoje.

Rapidamente,  mostrou seu espírito agregador. Nos convidou para um evento que iria acontecer na semana seguinte no MIS, organizado por um amigo, que ele não soube explicar exatamente o que era, mas que “devíamos ir, pois tinha a ver com cerâmica e com nosso trabalho”. Era o Prêmio da Tile Brasil de 2014, organizado por seu amigo Lazzaro Menasce, a quem Mané fez questão de nos apresentar . Deste encontro, tantas coisa boas brotaram….mas isto a gente conta outra hora. No evento, onde estavam presentes muitos arquitetos, decoradores e altos representantes das maiores empresas do mundo cerâmico brasileiro, Mané foi convidado a subir ao palco, e apresentar seu trabalho “A selva”. A simplicidade , força e cor de seus traços, encantaram a todos da platéia. E ali, fizemos uma promessa….um dia , representaríamos uma obra sua.

Num outro encontro, entre conversas espiritualistas e algumas risadas, conhecemos um pouco mais de seu portfólio. Me impactei de imediato, com a obra “Festa”.  Um misto de figurativo e abstrato, uma representação de uma cena, não explícita, onde o olhar tinha que buscar as imagens, uma surpresa no encontro. Tudo tão familiar à linguagem musiva!

“Festa”
Manuel Britto
0,70 x 0,90m
Óleo sobre tela – 2018
Coleção particular

Pedi sua autorização e comecei a construir minha releitura de sua obra. Foram dois meses de muito trabalho, entre inúmeras cores e vários materiais.

Chegou então, o momento tenso, de apresentar o resultado ao seu criador….rs

Releitura em mosaico por Regina Shahini da obra “Festa” de Manoel Britto
detalhe da obra em mosaico

Com muita alegria recebi sua aprovação e participei com meu trabalho da exposição “Mosaico sem Mitos”, realizada no Circolo Italiano, em São Paulo em 2018.  É claro que ele estava presente,  e o brinde foi muito especial.

“Eu olho e não vejo
então, pinto o que não vejo
Quando pinta uma distração,
algo pinta por mim
é só então que eu vejo
aquilo que olhava e não via.”
(Manoel Britto)

Abaixo os links para você conhecer um pouco mais sobre ele. Mas se quiser um conselho, marque um café. Vai ser bem mais divertido!

https://www.instagram.com/manoelbritto_arte/

https://www.manoelbritto.com.br/

Festa da percepção.

Publicado por Manoel Britto em Sábado, 20 de junho de 2020
“Encontros”
Tagged on:                     
Abrir whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá! Em que podemos te ajudar?